“O estudo da Astronomia tem fascinado as pessoas desde os tempos mais remotos. A razão para isso se torna evidente para qualquer um que contemple o céu em uma noite limpa e escura. Depois que o Sol – nossa fonte de vida – se põe, as belezas do céu noturno surgem em todo o seu esplendor. A Lua se torna o objeto celeste mais importante, continuamente mudando de fase. As estrelas aparecem como uma miríade de pontos brilhantes, entre as quais os planetas se destacam por seu brilho e movimento. E a curiosidade para saber o que há além do que podemos enxergar é inevitável.”(OLIVEIRA FILHO e SARAIVA, 2000)

domingo, 4 de março de 2012

Big Bang e as Teorias de Formação do Universo


Em 1923, o astrônomo americano Edwin Powell Hubble (1889-1953) comprovou que a nossa galáxia não era a única do Universo ao enxergar e medir estrelas individuais na galáxia de Andrômeda. Em 1929 ele observou que as galáxias estavam se afastando com velocidades proporcionais à sua distância, ou seja, quanto maior a distância da galáxia, maior sua velocidade de afastamento. Essa foi a primeira evidência para a expansão do Universo.

A Teoria do Big Bang considera que, se as galáxias estão se afastando umas das outras, então, no passado, elas deveriam estar mais próximas. E num passado ainda mais remoto, elas deveriam estar num mesmo ponto, muito quente, que se expandi
u no Big Bang.

Após a explosão inicial a temperatura seria muito alta e a densidade de energia muito elevada. Entretanto o Universo se resfriou rapidamente e, após uma fração de segundo, formou-se um mar de quarks. E um milionésimo de segundo após, os quarks se agruparam para formar hádrons. Em três minutos os núcleos atômic
os começaram a se formar e somente após centenas de milhares de anos depois os elétrons começaram a circular em torno dos núcleos, formando os primeiros átomos. Logo após iniciou-se a condensação da matéria em determinadas regiões, de maneira não uniforme, formando assim, as estrelas e galáxias. O Universo tomava a forma como é conhecido hoje. Estima-se que todo o processo desde o Big Bang até os dias de hoje levou cerca de 15 bilhões de anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário