“O estudo da Astronomia tem fascinado as pessoas desde os tempos mais remotos. A razão para isso se torna evidente para qualquer um que contemple o céu em uma noite limpa e escura. Depois que o Sol – nossa fonte de vida – se põe, as belezas do céu noturno surgem em todo o seu esplendor. A Lua se torna o objeto celeste mais importante, continuamente mudando de fase. As estrelas aparecem como uma miríade de pontos brilhantes, entre as quais os planetas se destacam por seu brilho e movimento. E a curiosidade para saber o que há além do que podemos enxergar é inevitável.”(OLIVEIRA FILHO e SARAIVA, 2000)

domingo, 4 de março de 2012

O Sol

O Início do Sistema Solar

O Sol, assim como outras estrelas, surgiu do colapso de uma nebulosa estelar.

Sob a influência da gravidade, as sobras da nebulosa formaram o proto-sol e a medida que se condensou e contraiu, a nuvem passou a girar, e cada vez mais rápido, achatando-se.

A instabilidade deste disco achatado, cujo centro é muito quente, provocou a formação de aneis. Aos poucos, nestes aneis formaram os planetesimais. Ainda sob o efeito da gravidade, esses planetesimais atraíram uns aos outros e as decorrentes colisões formaram os planetas.

Na parte mais externa os planetesimais ficaram tão grandes que atraíram uma quantidade gigantesca de gases, formando os gigantes gasosos. Enquanto isso, na parte mais central o proto-sol tomava os contornos de estrela.

O Sol


O Sol tem em torno de 4,6 bilhões de anos. É uma estrela na sequência principal, extremamente quente, contendo cerca de 750 vezes o restante da massa do Sistema Solar. Formado baicamente de hidrogênio ( 71%) e hélio ( 27%), o Sol é uma imensa esfera de plasma.

No centro do Sol a fusão nuclear transforma hidrogênio em hélio, liberando quantidades enormes de energia.


Podemos estruturar o Sol conforme mostra a imagem:



1 - Núcleo
2 - Zona de Radiação
3 - Zona de Convecção
4 - Fotosfera
5 - Cromosfera
6 - Coroa
7 - Mancha solar
8 - Grânulo
9 - Proeminência Solar





A temperatura superficial do Sol é de cerca de 5500° C, enquanto chega a 15 milhões de °C no centro. No equador solar o diâmetro e de 1,4 milhões de km e sua massa é de cerca de 1,99.10^30 kg.

O Sol também apresenta movimento de rotação, que nos pólos é de 34 dias terrestres e no equador de 25 dias terrestre. Essa diferença de período de rotação na superfície solar gera anomalias em suas linhas gravitacionais. Verdadeiros emaranhados de linhas de campo gravitacional concentram os campos, dando origem as manchas solares. Linhas de campo torcidas liberam uma grande quantidade de energia, ao saltar na superfície solar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário